Arqueologia em Ação Mesa-Redonda com Prof. Dr. Arturo Toscano e Profª. Dra. Erika M. Robrahn- Gonzalez

20-05-2014 16:10

Ocorreram na última quinta-feira dia 15/05/14 duas apresentações no Auditório I do IFCH/Unicamp, promovidas pelo Laboratório de Arqueologia Pública “Paulo Duarte” e coordenadas pelo Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari (IFCH - LAP/NEPAM).

A Dra. Erika Robrahn-Gonzalez realizou a apresentação “Arqueologia continua: ciência aplicada ao Meio Ambiente Cultural”, onde explicou o que é a Think Tank Documento Cultural e a forma de atuação em Meio Ambiente Cultural, através da ciência aplicada de maneira colaborativa, para as comunidades e junto das mesmas, de forma contínua. Foram apresentados, ainda, alguns cases de projetos em Meio Ambiente Cultural desenvolvidos pela Documento, como o Instituto Rio Itariri, ONG Olho D’água e Aldeia de Carapicuíba.

A outra apresentação foi “Los vínculos sociales generan Patrimonio y Museuos: una experiência de Montevideo, Uruguay”, feita pelo Prof. Dr. Arturo Toscano (Diretor da Seção de Antropologia do Museu Nacional de História Natural e Antropologia do Uruguai), onde foi abordado a questão do Patrimônio no Uruguai, e algumas medidas criadas como o “Dia do Patrimônio”, e sua evolução desde o início tratando do patrimônio edificado até as recentes celebrações de práticas culturais intangíveis. Apresentou também o estudo de caso sobre o Município F, e a importância da participação e colaboração da comunidade do mesmo no resgate da memória e do patrimônio do local.

Clique aqui e veja a apresentação “em inglês” realizada pela Dra. Erika no Slide Share.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode