Brasil e União Européia intensificam relações na área do patrimônio cultural

07-04-2011 17:04

    Um momento bastante oportuno para intensificar o intercâmbio técnico na área de patrimônio”, assim o assessor de Relações Internacionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Marcelo Brito, avalia a visita da comissária da União Europeia para a Educação e Cultura, Androulla Vassiliou, que esteve com a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, e demais assessores do Ministério e de suas vinculadas, em Brasília, no dia 4 de abril. Segundo o assessor, a visita abre perspectivas para o estabelecimento de um diálogo no campo da cultura e em especial, do patrimônio cultural, tendo em vista a experiência acumulada pelo Iphan em mais de 70 anos de atuação no país.

    O encontro no Ministério da Cultura definiu algumas linhas de intercâmbio. No campo do patrimônio cultural, foram elencadas a troca de experiências sobre boas práticas na relação entre patrimônio, turismo e desenvolvimento; de reabilitação de imóveis privados em centros históricos; de socialização de sítios arqueológicos; a realização de workshops sobre políticas regionais para o patrimônio cultural, considerando a experiência da União Europeia e a do Mercosul; a paisagem cultural, considerando as visões e aplicações desse conceito na Europa e no Brasil; e as experiências brasileira e europeia nas estratégias de salvaguarda do patrimônio imaterial e a efetividade de sua gestão. O Iphan propôs, ainda, a produção de uma publicação conjunta com as contribuições e reflexões decorrentes que essa iniciativa possa produzir, especialmente quanto aos workshops propostos e visitas técnicas sugeridas a sítios europeus do Patrimônio Mundial. De acordo com Marcelo Brito, isso implica em reconhecer referenciais de excelência na área, de modo a propiciar o intercâmbio de informações para aperfeiçoamento das práticas institucionais do Iphan.

    A comissária da União Europeia para a Educação e Cultura, Androulla Vassiliou, sugeriu como oportuna a assistência brasileira à entrega do Prêmio Europa Nostra (http://www.europanostra.org/amsterdam/), iniciativa que destaca experiências desenvolvidas no campo do patrimônio cultural, produzidas na Europa e que ocorrerá em junho deste ano, em Amsterdam, Holanda, durante o Congresso 2011 do Patrimônio Cultural Europeu. 

Fonte: Arin – Assessoria de Relações Internacionais / Ascom

Fonte: Portal IPHAN 

Mais informações em Ministério da Cultura

 

 

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode