Começam as escavações arqueológicas da Casa Grande Velha, em Itaquaquecetuba

15-01-2013 13:45

 

Começaram nesta segunda-feira (14) as escavações arqueológicas em Itaquaquecetuba, região da Grande São Paulo, no local onde foi erguida a Casa Grande Velha, edificação já demolida, construída entre os séculos XVII e XVIII.

Uma equipe de arqueólogos, arquitetos, historiadores e geógrafos da DOCUMENTO realiza as escavações, que deverão se estender até fevereiro deste ano. O sítio arqueológico foi identificado pelas prospecções feitas no trajeto do futuro Rodoanel de São Paulo, em seu trecho leste, estas atividades fazem parte do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural – Rodoanel Trecho Leste.

As escavações buscam reencontrar as fundações da Casa Grande Velha e outros vestígios arqueológicos que recontem o período desta história. Antigos moradores da região, que se recordam da Casa quando ela ainda estava de pé, também estão sendo entrevistados pela equipe.

Construída originalmente em taipa-de-pilão, recebeu diversas transformações ao longo do tempo. De origem bandeirista, a casa integrava as fazendas erguidas na vila de Piratininga (atual cidade de São Paulo) entre os séculos XVII e XVIII, e teria servido de apoio para a catequização de indígenas que, naquela época, viviam às margens dos rios Tietê e Pinheiros.

Acompanhe também pelo álbum de fotos no Facebook clicando aqui.

Contato

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia Antropologia

atendimento@documentocultural.net

Skype: doc.atendimento
Rua Alcides Mendes Barros nº 116 Jd. Leopoldina - Carapicuiba - SP CEP: 06382-330

(11) 4187 - 4608
(11) 4188 - 9800

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode