Construções coloniais encontradas no Rio devem ser expostas ao público

09-01-2015 14:29

O jornal O Globo desta semana publicou reportagem que destaca as descobertas arqueológicas realizadas pelas escavações do Programa de Meio Ambiente Cultural - Projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), no Rio de Janeiro.

Os fragmentos encontrados pelos cientistas indicam a possibilidade de serem pisos de construções coloniais. De acordo com Erika Marion Robrahn-González, sócia-diretora da DOCUMENTO Ecologia & Cultura e coordenadora-geral do Programa Arqueológico VLT do Rio, já foram encontradas 20 peças que podem ser de construções do século XIX, como cortiços, comércios ou residências.

Conforme mencionado pela reportagem, os trechos que estão mais bem preservados serão retirados pela concessionária responsável pelo projeto, que está realizando o trabalho com o apoio da DOCUMENTO, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intenção é que as peças sejam reunidas e expostas futuramente ao público.

O programa tem a participação da Concessionária do VLT Carioca S/A, com apoios do IPHAN, da UERJ e desenvolvimento da DOCUMENTO.

 A seguir, acesse o link para ler a íntegra da reportagem de O Globo, que traz entrevista com a coordenadora-geral do Programa Arqueológico VLT do Rio, Erika Marion Robrahn-González, sócia-diretora da DOCUMENTO Ecologia & Cultura.

Clique Aqui para ver a notícia na íntegra!

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode