Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo: Alguns Representantes

22-03-2011 16:31

   Entre os dias 4 de Abril e 6 de Junho de 2011 ocorrerá na FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na cidade do Porto, Portugal e na zona de Lisboa (Sacavém) a 5 de Abril o Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo: Alguns Representantes. 

   Serão 8 sessões de três horas cada. Os autores a serem discutidos serão: Jacques Lacan, Michel Foucault, Jacques Derrida, Judith Butler, Giorgio Agamben, Slavoj Zizek, Jean Baudrillard, Jean-François Lyotard

 

   Resumo do curso: 

   “Pensamento crítico contemporâneo” é apenas uma expressão para albergar todo um conjunto de autores que não se situam na linha de uma “filosofia acadêmica”, mas que, tendo essa competência de base, a usam ou usaram para uma muito mais ambiciosa e aliciante construção: como pensar o mundo de um modo diferente, distanciado, crítico, de tal modo que o pensamento não seja erudição mas o próprio fremir da vida e do desejo de sermos mais realizados e felizes, um fomento de alegria e de “revolução” nas nossas vidas de todos os dias, até aos atos mais comezinhos que praticamos. Um pensamento que nos faça entender como reforçamos a ideologia que nos asfixia em cada ato simples, em cada desejo mais sentido. 

   Um pensamento forçosamente transdisciplinar; em que “contemporâneo” é sinônimo de inquietação que abra ao improviso e ao evento: ao ainda inesperado. 


 

 

Apresentação do formador:

Prof. Vítor Oliveira Jorge

 


   Nascido em Lisboa em 1948, licenciou-se em História em 1972 na FLUL, passou pela Universidade de Luanda (1973/74), doutorou-se em arqueologia em 1982 na FLUP, e aí fez as provas de agregação em 1989.

   Arqueólogo, estudioso de questões que envolvem as “políticas” do patrimônio (como sintoma que é da nossa época), poeta, ensaísta, é docente universitário desde 1973 e professor catedrático da Faculdade de Letras do Porto desde 1990. Tem realizado muitos encontros e conferências sobre temas interdisciplinares, que foram sempre aqueles que o motivaram. 

   Procurará neste curso não tanto transmitir “conhecimento”, como comunicar a sua própria “sede de conhecimento” e a experiência da sua aprendizagem sempre em devir, em matérias vastíssimas em que se visará sobretudo estimular à leitura de certos autores, e dialogar em torno de todas as questões a uma luz pouco frequente no nosso país e sobretudo no nosso meio impregnado de academismo. Mais do que apresentar-se como professor, sábio isolado e sede do saber, deseja ser o aluno, incompleto, acompanhado e dialogante: o interpelador de si mesmo e do outro.


   Bibliografia:

   Para as pessoas que se iniciem nestes autores que se vão abordar, e dos quais/sobre os quais há evidentemente bibliotecas inteiras (incluindo obras póstumas dos já falecidos, que continuam a ser editadas), e que dominem o inglês, aconselho a colecçãozinha da Routledge (Londres), “Critical Thinkers”, na qual há um volume sobre cada um dos autores.

   Maiores informações sobre o curso, clique aqui.

 

 

 

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