Diário de Bordo da "Expedição Excelência" 2º e 3º Dias

18-04-2012 15:45

 

Nos 2º e 3º dias da Expedição Excelência a Dra Erika se reuniu junto ao Comitê Executivo da UISPP (Union Internationale des Sciences Pré et ProtoHistoriques) que ocorreu último final de semana, nos dias 14 e 15 de abril, na cidade de Ghent, na Bélgica. Nesta reunião, estiveram presentes profissionais de onze países: Brasil, Bélgica, França, Portugal, Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Rússia, Irlanda e Romênia.

Durante o encontro foi aprovada a Comissão Científica "Archaeological heritage policies and management structures on a global level", presidida pela Dra. Erika Robrahn-González, membra do Comitê Executivo da UISPP e sócia-diretora da DOCUMENTO Patrimônio Cultural. A comissão congrega onze membros e tem como bases as políticas e diretrizes mundiais de gestão de patrimônios culturais. Tem, em sua estrutura executiva, o senegalês Abdoulaye Camara como vice-presidente, e o francês Pascal Depaepe como secretário.

Os resultados da reunião ampliaram a atuação da UISPP, solidificando sua presença internacional e promovendo a pesquisa arqueológica e sua difusão. Foram analisados diferentes tópicos relacionados ao funcionamento da entidade, como a validação final dos novos estatutos, filiação de membros, além do acompanhamento da organização do próximo Congresso da UISPP, que ocorrerá em 2014 na cidade de Burgos, na Espanha. O evento será organizado pela Atapuerca Foundation. Todas as informações sobre a 17a edição do Congresso estarão disponíveis, em breve, na página www.burgos2014uispp.com .

A reunião do Comitê Executivo da UISPP contou com a participação de vinte membros, incluindo profissionais de sua atual diretoria: Jean Bourgeois, presidente da entidade; Luiz Oosterbeek, secretário geral; e François Djindjian, tesoureiro.·.

O próximo encontro do Comitê ocorrerá entre Março e Abril de 2013, na Polônia.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode