Diário de Bordo da "Expedição Excelência" 4º e 5º Dias

18-04-2012 16:15

 

Etnoarqueologia é tema de conferências em Portugal

Nos dias 16 e 17 de abril, a sócia-diretora da DOCUMENTO Ecologia e Cultura, Dra. Erika Robrahn-González, esteve em Portugal e realizou dupla conferência no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) / Museu de Mação, como parte do Ciclo de Conferências de Mação em 2012.

Estiveram presentes estudantes de mestrado e doutoramento do IPT-UTAD, provenientes de diferentes países do mundo, incluindo alunos brasileiros.

As conferências tiveram como tema central pesquisas no campo da Etnoarqueologia, abordando os conceitos, teorias e o estado da arte de sua aplicação no fórum internacional. No dia 16, o evento debateu os desafios da etnoarqueologia no Brasil. E, no dia 17, o tema foi dedicado à busca de soluções de sustentabilidade em Patrimônio Cultural. Foram também apresentadas iniciativas práticas de projetos brasileiros desenvolvidos pela DOCUMENTO, voltados à aplicação de uma Arqueologia Colaborativa junto com as comunidades locais.

As conferências foram seguidas por intensos debates sobre as perspectivas da Arqueologia na esfera global, com destaque para os fóruns estratégicos de gestão e sua responsabilidade na participação de modelos de sustentabilidade. Neste cenário está inserida a perspectiva de Resiliência desenvolvida por instituições como a Universidade de Estocolmo, na Suécia (que integra a Expedição Excelência e será visitada pela Dra. Erika González e Ana Carolina Brugnera), além do Centro de Santa Fé, localizado nos Estados Unidos, e que também será visitado pelo Dr. Paulo De Blasis.

Clique na Imagem para Ampliar.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode