DIÁRIO DE BORDO da Expedição Excelência: CHILE - Término do Congresso

14-01-2013 08:52

Meio Ambiente Cultural

 

 

Terimina o “III Congreso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas”

Terminou nesta quinta-feira, dia 10, o “III Congreso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas – Diálogos entre las disciplinas del Conocimiento. Hacia el futuro de Américo Latina y el Caribe”, realizado desde o dia 7 de janeiro, na Universidad de Santiago de Chile.

No total, o evento teve 4 mesas redondas e 68 seminários.  Foram discutidos diversos temas de conhecimento, sempre com enfoque interdisciplinar e mesclando perspectivas dos diversos países da América Latina e do Caribe.

A DOCUMENTO foi representada no Congresso pela Dra. Erika Robrahn-González, convidada a integrar o grupo “Direito, Educação, Ética e Sustentabilidade: diálogos entre os vários ramos do conhecimento da América Latina e do Caribe”, coordenado pelo Dr. Jean Jardim.

No dia 10, foi realizada reunião referente a “Red Internacional del Conocimiento”, na qual o Congresso está integrado. Neste encontro, foi feita uma análise do evento e, em especial, do futuro da rede, que tem por objetivo promover a integração dos trabalhos intelectuais interdisciplinares da América Latina e do Caribe, visando apoiar o desenvolvimento e progresso de seus povos.

Durante a reunião, a Dra. Erika Robrahn-González propôs a criação, para o próximo Congresso, de oficinas de atendimento a demandas científicas, culturais e tecnológicas apresentadas pela comunidade, em especial, seus povos tradicionais. Nestas oficinas, grupos interdisciplinares de cientistas atenderiam demandas visando desenvolver uma Ciência Aplicada, em prol de ações concretas à sociedade. O coordenador da reunião, Dr. Tulio Medeiros, e os demais presentes aprovaram a proposta, e solicitaram o andamento do projeto.

O encerramento do Congresso ocorreu com uma Assembleia Geral, onde todos os presentes já iniciavam acordos para a próxima edição do evento, em 2015.

Acompanhe o álbum de fotos no facebook clicando aqui.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode