Diário de Bordo da Expedição Excelência – 12º dia

30-04-2012 17:01

Expedição Excelência visita o Parque da Idade da Pedra Albersdorf

Ainda na Alemanha a Expedição Excelência foi até ao centro arqueológico Archaologisch Ökologisches Zentrum Albersdorf, conhecido como Parque da Idade da Pedra Albersdorf (Steinzeitpark Albersdorf). Localizado no norte do país, começou a ser implantado em 1997 por iniciativa das comunidades do povoado de Albersdorf, e do distrito de Dithmarschen.

O objetivo do local é reconstituir a paisagem do período Neolítico de quatro mil anos atrás, além de revelar os tipos de manejos ecológicos realizados pelo homem nesta época.

Há neste centro espécies de animais (bovinos e ovinos de linhagens antigas, por exemplo) que foram domesticadas pelos primeiros grupos pré-históricos de pastores, e campos onde são cultivados ervas e semente antiga de feijão identificada em contextos arqueológicos.

Um aldeamento neolítico também foi reconstruído, tendo em suas proximidades monumentos funerários originais e sítios arqueológicos. Além do contexto cultural, existem estruturas que remetem ao tema ambiental, como reconstituições de formações de drenagens e estratigrafias geológicas dos terrenos.

Os mapas obtidos na recepção trazem opções de circuitos de caminhadas pelos 40 hectares do centro. O local apresenta placas sinalizadoras e explicativas para cada um dos conteúdos apresentados. A infraestrutura também conta com um pequeno centro de atendimento ao visitante (onde são adquiridos os ingressos, souvenires e livros didáticos) e um café.

Saiba mais sobre o Parque da Idade da Pedra Albersdorf em sua página oficial: www.neues.aoeza.de

Veja as fotos em nosso álbum do Facebook Clicando aqui

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode