Diário de Bordo da Expedição Excelência – 13º dia

03-05-2012 10:02

 

Wikinger Museum Haithabu une tecnologia e tradição em uma das exposições mais modernas da Europa

O último museu visitado pela Expedição Excelência na Alemanha foi o Wikinger Museum Haithabu. Situado no estado de Schleswig, a atração tem uma das exposições mais modernas da Europa.

Neste museu o universo viking está representado em sua plenitude e os recursos tecnológicos ampliam o seu esplendor. Existem, inclusive, aplicativos para iPhone e iPad (que também podem ser acessados por smarthphones com o sistema Android) com downloads gratuitos sobre detalhes da história viking.

Por meio de diferentes recursos de mídias e ferramentas tecnológicas, é possível visitar uma época de mil anos atrás de Schleswig, por exemplo. Uma maquete da região inicia uma transmissão audiovisual em que a história da localidade é relatada ao visitante. O cenário revela a ocupação da paisagem e a apropriação do seu território.

Ao longo de toda a exposição, painéis com imagens holográficas de pessoas em trajes vikings levam personagens para dentro dos salões. Às vezes torna-se difícil distinguir os visitantes das imagens projetadas devido à perfeição da tecnologia.

Diante de uma pedra rúnica, por exemplo, o visitante é surpreendido por luzes que clareiam todas as palavras das frases gravadas e, ao mesmo tempo, as escuta em língua viking. No chão, imagens traduzem as palavras relatadas para o alemão, o dinamarquês e o inglês.

Um extenso e rico acervo arqueológico integra a exposição com materiais dispostos em vitrines interativas ou em maquetes.

O museu está localizado em um parque onde há também a reconstituição de uma aldeia viking, além de sítios arqueológicos que compreendem estruturas funerárias e uma extensa muralha defensiva. Tudo isto situado no entorno de um grande lago, onde circuitos de caminhadas levam os visitantes a outros sítios arqueológicos e para cenários paisagísticos. O percurso pode ser acompanhado com uso de gravadores locados no centro de recepção do museu.

Visitar o Wikinger Museum Haithabu é se deparar com um ambiente altamente tecnológico e, ao mesmo tempo, vivenciar o cotidiano do campo de antigas povoações. Representa, sem dúvida, uma experiência única e singular.

Saiba mais sobre o Wikinger Museum Haithabu em sua página oficial mais: www.haithabu.de

Visite também os Álbuns no Facebook:

Álbum um acesso direto clique aqui.

 

Álbuim dois acesso direto clique aqui.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode