Diário de Bordo da Expedição Excelência – 14º dia

07-05-2012 12:00

 

Em seu 14º dia de viagem pela Europa visitando os mais importantes parques arqueológicos do continente, a Expedição Excelência desembarcou na Itália.  Nesta semana, a Dra. Erika Robrahn-González, sócia-diretora da DOCUMENTO Ecologia e Cultura, e Ana Carolina Brugnera, representante da Unidade de Negócios de Arquitetura da DOCUMENTO, estiveram no Parco Archeologico Nazionale dei Massi di Cemmo.

Localizado no norte do país, na região da Lombardia, o parque integra o conjunto de sítios arqueológicos rupestres considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO na área de Valle Camonica. Em 1914, época da descoberta do sítio, apenas uma rocha com gravuras rupestres se encontrava na superfície. As escavações começaram em 1927 e foram realizadas até 1995, e com isto outras 4 rochas gravadas foram descobertas.

Dentre as rochas encontradas há dois blocos de pedras com 2,5 metros de altura e 3,0 metros de base. Trazem painéis de gravuras rupestres de animais (como cervos e cabras), figuras humanas e artefatos - especialmente armas - datadas entre os anos de 2.800 e 2.200 anos a.C. (antes de Cristo). Estes blocos estão expostos para visitação no parque do Massi Di Cemmo.

Também neste sítio foram identificadas duas estelas, atualmente expostas no Antiquarium, edifício localizado dentro do Parco Nazionale dellle Incisioni Rupestre in Capo di Ponte (também conhecido por Parque Naquane). As figuras rupestres apresentadas pelas estelas indicam diferentes etapas de gravação da pedra, entre os anos de 2.400 e 1.600 a.C.. Suas superfícies estão tomadas por figuras bem elaboradas, incluindo humanos, animais, imagens geométricas e armas.

No parque do Massi Di Cemmo, o público pode visitar também os locais das escavações arqueológicas. Uma sequencia de painéis na entrada apresenta todas as pesquisas feitas no local, descreve as metodologias utilizadas e indicam os resultados.

Do outro lado da rua, outro museu arqueológico traz referências à Pré-História regional onde podem ser obtidas novas informações e também comprados souvenires.

Saiba mais sobre o Parco Archeologico Nazionale dei Massi di Cemmo em sua página oficial: http://www.archeocamuni.it/massi_di_cemmo.html

Visite também o Álbum no Facebook  clicando aqui.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode