Diário de Bordo da Expedição Excelência – 15º dia

07-05-2012 14:47

 

Archeopark: “um parque para viver”

Ainda na Itália, a Expedição Excelência visitou o Archeopark. Localizado na província de Brescia, norte do país, o slogan do parque já resume todo seu objetivo: é literalmente “um parque para viver”.  Sua estrutura foi montada nas margens de um pequeno lago. Conta com áreas de apoio ao visitante (recepção, loja e café) e, especialmente, possui oficinas de trabalho com a comunidade. Tudo isto ao redor de cenários que reconstroem a pré e proto-histórias europeias, do Paleolítico à Idade Romana.

Dentre as oficinas, se destacam as atividades feitas com bronze, cerâmica, perfuração de conchas, confecção de arcos e flechas, moagem de grãos, trabalho em tear e elaboração de redes de pesca. A atuação do parque é explícita: atende estudantes e famílias. Portanto, tudo é feito no coletivo. Várias famílias almoçam em um restaurante anexo à beira da estrada onde o parque está localizado e, depois, partem para o Archeopark.

Casas em palafitas, tão retratadas na arte rupestre dos grandes parques da comuna italiana de Capo di Ponte (região da Lombardia, província de Brescia) são alguns dos destaques das reconstituições de aldeias e habitações do local. A atração tem ainda um percurso em gruta mostrando a ocupação pré-histórica e a arte rupestre, além de passeios de barco pelo lago com uso de canoas em formato neolítico.

O Archeopark é programa com satisfação garantida. As oficinas certamente são seu ponto forte, e não tem como deixar de participar. Até a Ana Carolina Brugnera, representante da Unidade de Negócios de Arquitetura da DOCUMENTO, fez seu mini brasão em bronze. E ficou muito bonito.

Saiba mais sobre o Archeopark em sua página oficial: www.archeopark.net

 

Visite também o Álbum no Facebook  clicando aqui.

Contato

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia Antropologia

atendimento@documentocultural.net

Skype: doc.atendimento
Rua Alcides Mendes Barros nº 116 Jd. Leopoldina - Carapicuiba - SP CEP: 06382-330

(11) 4187 - 4608
(11) 4188 - 9800

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode