Diário de Bordo da Expedição Excelência – 16º dia

08-05-2012 11:47

 

Parque de Seradina e Bedolina, na Itália, tem mais de 150 rochas com gravuras rupestres

O Parco Archeologico Comunale di Seradina e Bedolina está em Capo di Ponte, província de Brescia, na região da Lombardia, na Itália, e segue o modelo  dos demais parques presentes nesta área: é extenso e com belas paisagens, entremeado por mais de 150 blocos rochosos onde há preciosas gravuras rupestres. Em seu 16º dia de viagem pela Europa a Expedição Excelência visitou este parque que desde 2005 é reconhecido pela UNESCO como um patrimônio mundial.

Para percorrer a atração o visitante pode optar por quatro itinerários. Cada caminho abrange uma concentração de blocos com gravuras. Alguns belvederes permitem também a apreciação da natureza, com vista para os picos nevados dos Alpes.

Grande parte das gravuras rupestres do parque já está bastante desgastada pelo tempo e as imagens têm difícil visualização. Estudos indicam que as gravuras foram produzidas em diferentes épocas, mas a maioria delas está relacionada à Idade do Ferro (cerca de 1.000 a.C). Muitos dos desenhos retratam pessoas armadas. Há também preciosas figuras com instrumentos musicais.

O parque tem pouco material de apoio ao visitante e as placas indicativas necessitam de manutenção. Também não há qualquer proteção às rochas com gravuras (como cordões de isolamento, por exemplo) e diversas marcas de calçados podem ser vistas sob os grafismos, contribuindo para a sua degradação.

Em uma área denominada Bedolina é possível visitar a “Rocha do Mapa”, que apresenta ilustrações de quadrados ou círculos repletos de pontos dispostos lado a lado. No mesmo local está também outra extensa rocha com mais de cinquenta metros altura. Revela em sua estrutura figuras humanas e de animais com o mesmo estilo da “Rocha do Mapa”. Em Bedolina o visitante ainda pode ver a figura que foi definida como símbolo da região da Lombardia: a “rosa camuna”.

Saiba mais sobre o Parco Archeologico Comunale di Seradina e Bedolina em sua página oficial: http://www.archeocamuni.it/seradinabedolina_en.html

 

Visite também o Álbum no Facebook  clicando aqui.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode