Diário de Bordo da Expedição Excelência – 17º dia

09-05-2012 09:00

 

Expedição Excelência visita o Parque Naquane, na Itália

A Expedição Excelência visitou também o Parque Naquane, o maior e mais monumental parque existente na região de Valle Camonica, na Itália.  A atração abrange um extenso território com uma belíssima vegetação nativa.

Situado na parte alta do vale (cerca de 500 metros de altitude) sua estrutura é bem montada e conservada: sinalizações, passarelas, isolamentos de rochas com figuras gravadas, bancos de apoio ao visitante, placas e setas indicativas estão bem organizados. No entanto, todo esse ambiente destoa das torres de energia de alta tensão instaladas dentro do parque e que, muitas vezes, podem ser encontradas nas imediações das rochas gravadas.

Os desenhos revelam cenas do universo simbólico e cotidiano de sociedades humanas que se desenvolveram na região por milhares de anos, embora a maioria delas seja atribuída à Idade do Ferro. São figuras humanas e de animais, imagens geométricas e de artefatos diversos, em múltiplas combinações. Merecem destaque as sequencias de figuras humanas, as centenas de cervos com enormes galhadas (há, inclusive, alguns cervos cavalgados por humanos) e também o grande número de casas em palafitas.

O parque conta com centenas de rochas e lajedos gravados com figuras rupestres. O esplendor desta arte mereceu a atribuição de Patrimônio da Humanidade instituído pela UNESCO em 1979.

 

 

Saiba mais sobre o Parque Naquane em sua página oficial http://www.archeocamuni.it/naquane_parco_nazionale.html

Visite também o Álbum no Facebook  clicando aqui.

Contato

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia Antropologia

atendimento@documentocultural.net

Skype: doc.atendimento
Rua Alcides Mendes Barros nº 116 Jd. Leopoldina - Carapicuiba - SP CEP: 06382-330

(11) 4187 - 4608
(11) 4188 - 9800

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode