Diário de Bordo da Expedição Excelência – 8º dia

25-04-2012 14:28

 

Skansen,  o primeiro museu a céu aberto do mundo

Em seu oitavo dia de viagem pela Europa, a Expedição Excelência foi até o Museu Skansen, localizado na Ilha de Djurgarden, em Estocolmo, na Suécia. Fundado em 1982 pela iniciativa privada, Skansen é o primeiro museu a céu aberto do mundo. Chegou a pertencer ao Museu Nórdico, mas posteriormente se tornou uma organização independente. Anualmente, recebe aproximadamente 1,3 milhão de visitantes ao ano.

O museu foi construído para preservar os modos de vida tradicionais da Suécia, que rapidamente vinham sendo substituídos pela Revolução Industrial a partir do século XIX. Em um terreno de 300 mil metros quadrados estão distribuídos cerca de 150 construções e jardins, totalmente mobiliados e equipados de acordo com cada época, permitindo ao público visualizar uma linha do tempo do país.

Os detalhes na arquitetura e paisagismo são impressionantes. Alguns dos modos de vida tradicionais são ampliados pela presença de profissionais vestidos à caráter que realizam atividades do cotidiano. O museu tem também muitas placas explicativas, além de equipamentos eletrônicos em diferentes línguas que podem ser locados pelos visitantes.

Um zoológico com animais nórdicos (como ursos, bisões e lobos) e parques de diversões para crianças também integram o local. Lanchonetes e restaurantes, além de lojas de souvenirs, são facilmente encontrados.

Diversas outras atrações são realizadas ao longo do ano, como festivais de danças tradicionais, mostras circenses e um grande mercado de Natal que ocorre desde 1903. Um anfiteatro com vista para a área histórica de Estocolmo acolhe parte destes eventos.

Skansen é um modelo de museu de grandes dimensões, com forte estrutura de apoio ao visitante. Famílias inteiras, classes de estudantes e grupos escoteiros ocupam os espaços, improvisam cozinhas a céu aberto para preparar suas refeições e abrem rodas de dança.

Saiba mais sobre o Skansen em sua página oficial: http://www.skansen.se/ .

Clique aqui e acesse o álbum diretamente no Facebook.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode