DOCUMENTO cria Centro de Consiliência

27-04-2012 16:17

 

 

Com o objetivo de ampliar as pesquisas socioecológicas junto às comunidades envolvidas em seus projetos, a DOCUMENTO Ecologia e Cultura está implantando um Centro de Consiliência. A meta da organização é avançar continuadamente nas tendências científicas de tratamento dos patrimônios culturais, sociais e ecológicos, em especial com as comunidades indígenas e tradicionais com as quais desenvolve projetos.

Para a consolidação deste espaço, a Dra. Erika Robrahn-González, sócia-diretora da DOCUMENTO Ecologia e Cultura; Ana Carolina Brugnera, representante da Unidade de Negócios de Arquitetura da DOCUMENTO, e o arqueólogo Dr. Paulo De Blasis estão visitando Centros de Consiliência em Estocolmo, na Suécia, além do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos.

O conceito de consiliência está baseado na capacidade de um sistema social ou ambiental lidar com situações críticas de mudança e utilizá-las em seus processos de desenvolvimento. Tem como perspectiva final obter uma evolução sócioecológica sustentável de longa duração.

No desenvolvimento de projetos dentro desta perspectiva, se destacam estudos de Consciliência que, por sua vez, tratam da convergência de pesquisas a partir de ciências epistemologicamente distintas, especialmente ciências naturais com ciências históricas e arqueológicas.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode