Documento inova e desenvolve projetos integrados entre Arqueologia e as comunidades locais

20-10-2010 08:27

ARQUEO@PARQUE

 


 

    Coworking é um modelo de trabalho colaborativo que, através da união das partes envolvidas no projeto, faz a empresa ganhar velocidade de resposta e flexibilidade para atuar em mercados dinâmicos como os atuais em tempos de internet. Este conceito foi expandido pela Documento,que, através de sua plataforma intranet, propicia um ambiente de cooperação entre as comunidades e a empresa. Seguindo a lógica do Coworking, há o surgimento de um ambiente online onde a empresa e as comunidades trabalham juntas e dinamicamente, acelerando o desenvolvimento dos projetos, tornando-os mais próximos da realidade daqueles que são diretamente afetados por eles e fazendo com que a empresa se torne cada vez mais um agente próximo e acessível, mudando a compreensão que a população tem sobre o trabalho de especialistas em pesquisa, que deixam de ser agentes externos e distantes, passando a ser um apoio, um importante componente em um processo de crescimento global, de simbiose de paradigmas, de desenvolvimento integrado. Baseando-se nisto, a Documento criou a plataforma Arqueo@Parque: com diversos ambientes, que contemplam todos os projetos da empresa, as ações em cada comunidade, desenvolvimento dos projetos, salas de aula online, galerias de fotos, eventos, congressos e etc. Implementando a todos estes ambientes o conceito de Coworking, ou seja, criando um relacionamento entre a empresa e todas comunidades envolvidas em seus projetos.





    Assim, de forma simples e dinâmica, todos podem participar ativamente do desenvolvimento dos projetos, aprender sobre as atividades da empresa de maneira descomplicada, criar fóruns e manifestar opiniões construtivas e assim auxiliar na melhoria de todo desenvolvimento dos projetos. É inovador poder incluir as comunidades em todas as etapas de um projeto que as afeta diretamente, pois cria-se um ambiente de colaboração, compreensão e atitude em relação às próprias ações da comunidade, que, sentindo-se cada vez mais integrada aos projetos, pode auxiliar à otimização dos resultados de cada atividade.


 


    Dentro desta nova perspectiva, a Documento dá um passo à frente na utilização de novas tecnologias e principalmente das mídias sociais, utilizando estas ferramentas como meio de aprimoramento, humanização e desenvolvimento colaborativo de seus projetos de forma orgânica, dinâmica e acima de tudo, com respeito e apoio, buscando sempre a excelência, mas sem deixar que as pessoas - umas das partes mais importantes de qualquer projeto que interfira em uma comunidade, se percam. A política de Coworking apresenta, através da Documento, uma nova atitude no campo do conhecimento acadêmico e da pesquisa aplicada: a efetiva participação de seus agentes de base, a adequação de linguagem para maior acessibilidade, a divulgação em diversos meios digitais, enfim, a realização do sonho de todo cientista da área das ciências humanas que é levar e aplicar a ciência àqueles a quem ela se destina: a sociedade como um todo.
 

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode