DOCUMENTO participa de colóquio sobre recuperação e preservação do Patrimônio Industrial

11-07-2012 10:10

 

Entre os dias 3 e 6 de julho, Ana Carolina Brugnera, representante da Unidade de Negócios de Arquitetura da DOCUMENTO, participou do VI Colóquio Latinoamericano sobre Recuperação e Preservação do Patrimônio Industrial.

Promovido pelo The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH), o evento foi realizado em São Paulo, e aconteceu simultaneamente ao IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Ferroviário.

As atividades desempenhadas na contribuição do Patrimônio Edificado da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Rondônia , foi o tema da exposição de Ana Carolina Brugnera durante o evento.  

As ações integram o Programa de Gestão dos Patrimônios Arqueológico, Histórico e Cultural da UHE Jirau, realizado pela DOCUMENTO em parceria com a empresa ESBR (Energia Sustentável do Brasil).

Clique aqui para visualizar a apresentação.

Clique aqui e acesse o ábum de fotos no Facebook.

O objetivo desse trabalho foi analisar as técnicas e soluções construtivas das edificações que surgiram junto às paradas de abastecimento do trem.

Imagens e textos informativos que apresentam todas as etapas das atividades desenvolvidas por Ana Carolina, também foram expostos em pôsteres durante o evento.

Desenvolvido desde abril de 2009, Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da UHE Jirau tem como base o conceito da Arqueologia Pública e Colaborativa, voltado ao relacionamento entre a pesquisa e o manejo de bens culturais com os grupos sociais envolvidos.

No decorrer desse trabalho, Ana Carolina fez pesquisas junto ao Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, além recorrer à Secretaria da Cultura de Porto Velho e ao IPHAN de Rondônia na busca de informações complementares.

Estudos bibliográficos, históricos, e pesquisas de campo para levantamento das edificações por meio de fotografias e croquis também foram realizados. O processo contou, ainda, com o reconhecimento das técnicas e soluções construtivas pertencentes à Estrada de Ferro Madeira Mamoré, além de entrevistas com ex-ferroviários e antigos moradores.

Para conferir as entrevistas, fotos e informações deste trabalho, viste o blog http://documentoculturaljirau.ning.com/ .

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode