DOCUMENTO promove II Workshop Científico do Programa VLT – Cuiabá/Várzea Grande

21-08-2012 22:58

 

A DOCUMENTO realizou nesta segunda-feira, dia 20, o II Workshop Científico do  Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural - VLT (Veículos Leves Sobre Trilhos) Cuiabá e Várzea Grande.

 

O evento ocorreu em Cuiabá, no Mato Grosso, e teve como mediadores o arqueólogo Cassiano Bervig, e Lucas Bernalli Fernandes Rocha. Também estiveram presentes os arqueólogos Zafenathy Carvalho de Paiva e Scheila Rontodaro, e o técnico em Arqueologia Valério Junior.

                                                                      

O intuito do Workshop foi apresentar as metodologias da empresa, além de aperfeiçoar as práticas arqueológicas junto às experiências já vivenciadas. O comprometimento da equipe com as atividades que serão executadas, bem como a avaliação dos contextos e variáveis associados à área de abrangência do Programa, foram algumas das principais questões abordadas durante o encontro.

 

Em relação às variáveis que integram a região contemplada pelo projeto, se destacam as atividades arqueológicas em contextos urbanos e as relevâncias históricas da área. Neste sentido, os profissionais da DOCUMENTO analisaram durante o Workshop alguns métodos e práticas que poderão ser aplicados para um melhor desenvolvimento dos trabalhos.

 

Como exemplo, foram citadas as prospecções arqueológicas em áreas que têm características de alteração no seu estado natural (aterro) e sondagens amplas em regiões que, dentre outras, possuem maior potencial. Estas, estabelecidas pelo zoneamento preditivo, demonstram algumas variáveis sob a área (Contexto Histórico, Ambiental e Ocupação / Uso atual).

 

Prospecções arqueológicas realizadas com e sem o auxilio de máquinas (retroescavadeiras), equipamentos de uso manual (rompedor), bem como os princípios e métodos para a execução destas atividades (isolamento de área; demarcação; escavações por níveis; análise de sedimentos; coleta de matérias; redes de interferências, dentre outros) foram técnicas abordadas pela empresa durante o Workshop.

                                                                      

O evento foi de suma importância para todos os profissionais e equipes envolvidos no Programa VLT Cuiabá e Várzea Grande. No encontro, o mediador Cassiano Bervig executou atividades arqueológicas e a equipe pôde esclarecer dúvidas e compartilhar informações. Com isso, as experiências vivenciadas no Workshop poderão ser aplicadas na área de abrangência do VLT.

 

Veja as fotos pelo nosso álbum do Facebook clicando aqui.

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode