Exposição Cultural Xingu

20-08-2009 21:23


    Está sendo realizada, entre os dias 20 e 21 de Agosto, mais uma Oficina Cultural Xingu. O evento acontece na cidade de Água Boa/MT e nele participam os representantes das etnias Waurá e Mehinako.

    Esta Oficina é a continuidade do trabalho realizado, junto com os grupos indígenas do Alto Xingu, para o mapeamento e registro dos lugares de significância de suas histórias e sua cultura. Em especial, nesta Oficina está sendo tratado o rio Batovi (onde se localiza a paisagem sagrada do Kamukuwaká). Durante Oficina realizada em Julho/2009 foi trabalhado o rio Culuene (onde se localiza a paisagem sagrada do Sagihengu).
Para essas duas paisagens sagradas, entre 2007 e 2008, foi realizado um trabalho colaborativo envolvendo as etnias alto-xinguanas, resultando na abertura e instrumentação de processo de tombamento junto ao IPHAN/MinC.

    Pelo desenvolvimento deste trabalho, as etnias indígenas alto-xinguanas receberam o Prêmio Rodrigo de Mello Franco pela melhor iniciativa institucional de resgate do Patrimônio Cultural Brasileiro, oferecido pelo IPHAN. Estas paisagens sagradas foram, ainda, indicadas para reconhecimento junto à UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.

Contato

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia Antropologia

atendimento@documentocultural.net

Skype: doc.atendimento
Rua Alcides Mendes Barros nº 116 Jd. Leopoldina - Carapicuiba - SP CEP: 06382-330

(11) 4187 - 4608
(11) 4188 - 9800

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode