Exposição Oficina 2014 Ocorreu em Piracicaba, SP nos dias 28 e 29 de outubro

30-10-2014 15:50

 

A DOCUMENTO, firmando mais uma vez sua parceria com a AES Tietê, levou para a cidade de Piracicaba, no interior paulista, a Exposição Oficina, projeto que compõe as ações de Educação Patrimonial do “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural dos onze Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê”. As exposições ocorreram na EMEF  Catharina  Casale Padovani e na E.E Felipe Cardoso, nos dias 28 e 29 respectivamente.

 

Com caráter sócio educativo, a Exposição Oficina leva o conhecimento técnico-científico de uma forma lúdica. Aspectos culturais e históricos são abordados em uma palestra interativa, que se apoia em recursos tecnológicos para ganhar um maior dinamismo. O Blog e o Museu Virtual, com achados arqueológicos da região, são apresentados para os alunos.

 

Para que o entendimento possa ser completo e o saber perpetuado na mente dos alunos é montado um circuito cultural com 32 banners autoexplicativos, com informações mais abrangentes, sobre os onze Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê, mas também, são explorados diversos outros assuntos como, por exemplo: risco cultural, antropologia, sustentabilidade, modos de vida entre outros.

 

Uma simulação de sitio arqueológico ou sitio escola é montada em tamanho real, e os alunos passam a ter o conhecimento, passo a passo, do trabalho do arqueólogo em campo. Técnicas de curadoria e manejo de peças são apresentadas no laboratório experimental, aonde se é possível conhecer o material lítico.  

 

Veja mais detalhes no Blog AES Tietê

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode