Identificadas mais de 100 mil peças arqueológicas em Porto Velho, RO Via G1

26-06-2012 09:55

 

Peças estavam nos 45 sítios arqueológicos próximos a UHE Jirau
Está programada exposição e cartilha explicativa com o acervo encontrado.

 

Mais de 100 mil peças foram encontradas em 45 sítios arqueológicos em Porto Velho. (Foto: Divulgação/Usina Hidrelétrica de Jirau)

Cerca de 100 mil peças arqueológicas, entre artefatos cerâmicos e material lítico (lâminas de machado, raspadores, lascas), sedimentos e outros materiais, foram identificados e catalogados na área do futuro reservatório e proximidades da Usina Hidrelétrica Jirau. O resultado faz parte de dois anos e meio de trabalho em campo do Programa de Prospecção e Salvamento do Patrimônio Arqueológico Histórico e Cultural instalado desde 2009 pela Energia Sustentável do Brasil, empresa responsável pela construção e operação da usina. Uma equipe de 100 profissionais atua no projeto.

Durante a pesquisa foram encontrados 45 sítios arqueológicos, além de 16 blocos de pedra contendo gravuras rupestres. As peças estão no laboratório do distrito de Nova Mutum-Paraná, a cerca de 150 quilômetros de Porto Velho, onde permanecerão até a montagem da exposição. O objetivo é organizar uma cartilha explicativa com o resultado do trabalho voltado ao público infantil que será disponibilizada pela internet. Por enquanto a população pode conferir o acervo do blog da exposição.

 

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/06/identificadas-mais-de-100-mil-pecas-arqueologicas-em-porto-velho-ro.html

 

 

 
 
 

 

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode