Monitoramento Arqueológico 2014 continua em UHE Água Vermelha e UHE Ibitinga

22-10-2014 13:25

 

No dia 22/09/14 teve inicio o Monitoramento 2014, referente ao "Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural dos onze Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê S/A". Durante os próximos meses nossa equipe, composta por arqueólogos e geógrafos, estará visitando e monitorando os sítios arqueológicos identificados próximos aos reservatórios das hidrelétricas, de responsabilidade da AES Tietê.

 

Entre os dias 16 e 21 de outubro, nossa equipe, para ganhar maior abrangência em suas atividades, se dividiu em duas. Sendo assim, uma das equipes ficou responsável por cobrir os sítios do entorno da UHE Água Vermelha, e outra ficou responsável pelas UHEs Bariri e Ibitinga, conforme mostra o mapa abaixo.

 

Mapa de localização:

 Clique Aqui para ampliar o mapa!

 

O trecho da UHE de Água Vermelha, visitado pela equipe nesses dias, ficou entre 4 sítios arqueológicos. No dia 17, a equipe fez o monitoramento do sítio Parafuso 1. No dia 20 a equipe passou por dois sítios, sendo eles Nova Aldeia 1 e Nova Aldeia 2. Já no dia 21, a equipe passou pelo sítio Pontal, ambos os sítios localizados em São Francisco de Sales, MG.

 

A UHE Ibitinga, localizada em São Paulo, foi monitorada entre os dias 16 e 21 de outubro. No dia 16, o sítio de Farinha Seca, localizado em Ibitinga e pertencente a UHE Ibitinga, foi o único sítio monitorado. No dia 17 a equipe continuou o trabalho de monitoramento do entorno da UHE Ibitinga e monitorou os sítios de Pepira (Iacanga/SP), Rancho Alegre e Passinho, ambos localizados em Bariri/SP. Os sítios Ilha das Goiabeiras (Boraceia/SP) e Curva dos Ventos (Santelmo/SP) foram monitorados no dia 21 de outubro.

 

Você pode acompanhar todas as etapas do monitoramento AES Tietê pelo aqui Blog do Programa.

 

Abaixo, você pode acompanhar as fotos da evolução dos trabalhos em cada sítio:

 

Fotos UHE Água Vermelha/MG Clique Aqui!

Fotos UHE Ibitinga Clique Aqui!

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode