Pesquisadores e estudantes acadêmicos já podem se inscrever na II Semana de Arqueologia da Unicamp

07-01-2015 14:37

A II Semana de Arqueologia da Unicamp está programada para acontecer entre os dias 23 e 28 de março.  Mas os interessados em participar como ouvintes, coordenadores ou realizar as oficinas, os simpósios e minicursos disponíveis nesta edição já podem fazer as suas inscrições.

Até o dia 15 de março, aqueles que quiserem participar como ouvinte ou coordenador da II Semana de Arqueologia deverão preencher uma ficha de inscrição específica e que pode ser acessada no site de Arqueologia Pública da Unicamp: www.lapvirtual.org.  De acordo com a circular elaborada pela comissão científica do evento, para cada uma das modalidades de inscrição, será entregue (mediante comprovativo de presença) um certificado de participação.

Aos interessados nas oficinas e minicursos realizados, as inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de janeiro. Se houver excesso de inscritos, a seleção dos participantes será pela análise dos currículos ou pela excelência de propostas, no caso de simpósios.

A II Semana de Arqueologia da Unicamp é promovida pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte e conta com o apoio de órgãos de fomento à pesquisa, como a Fapesp e o Faepex/Unicamp. Neste evento, os alunos de graduação e pós-graduação, além de jovens pesquisadores, poderão participar de comunicações, mesas-redondas, minicursos e oficinas como ouvintes ou também como palestrantes, estimulando debates, divulgando trabalhos de pesquisa e estabelecendo laços profissionais.

Neste ano, o tema da II Semana de Arqueologia será “História e Cultura Material: desafios da Contemporaneidade”. Dentre a lista de minicursos, oficinas e simpósios aprovados para o evento, estão: Educação Patrimonial no campo da Arqueologia: desafios e contribuições; Usos do Passado, Antiguidade romana e regimes autoritários: o papel da cultura material na construção de identidades contemporâneas; Introdução à ceramologia clássica: o estudo dos vasos gregos e de tradição grega; Jornalismo e Arqueologia: introdução ao relacionamento com a mídia; Arqueologia Colaborativa: entre o conceito de patrimônio e as ciências das comunidades tradicionais; Desafios do Patrimônio Cultural no século XXI.

Para mais informações visite a página oficial da II Semana de Arqueologia da Unicamp. No site é possível fazer o download das circulares divulgadas pela comissão científica, com detalhes sobre os procedimentos de participação.

 

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode