Think Tank Documento Cultural

03-05-2013 14:34

 

 

   A Think  Tank Documento Cultural surge como parceira do Grupo Documento na área de Inovação e Soluções em Gestão do Meio Ambiente Cultural. O Grupo, que durante as ultimas duas décadas construiu um robusto legado nas áreas de Arqueologia e Patrimônio Cultural, expandiu gradualmente suas atividades para Gestão Patrimonial, e agora para Meio Ambiente Cultural.

   O papel da Think Tank Documento Cultural neste cenário é o de assessorar (advocacy) o Grupo Documento no desenvolvimento de produtos em Diplomacia Cultural que sejam condizentes com a realidade local e reflitam o que há de mais inovador em termos de iniciativas internacionais.

   A criação da Think Tank Documento Cultural justifica-se por uma questão de demanda crescente por soluções inovadoras para desafios sociais. O Brasil é um país em plena expansão econômica, dotado de um imenso território que abrange uma enorme diversidade cultural e ambiental, e que vive um processo cumulativo de transformação. Este processo envolve uma grande variedade de atores sociais (stakeholders), que apresentam perspectivas e valores próprios frente aos desafios trazidos.

   Neste sentido, a Think Tank já iniciou seus trabalhos com a assessoria na elaboração de três novas iniciativas, que compartilham a noção de Meio Ambiente Cultural. Em projetos como o Instituto Rio Itariri, no Vale do Ribeira (SP), a ONG Olho d´água  na Serra da Capivara (PI) e o Centro de Consiliência em Conhecimento, em Cotia (SP), a Think Tank Documento Cultural desempenhou um papel importante na elaboração do escopo de atuação e ajudou a identificar as melhores iniciativas a serem desenvolvidas.

 

 

 

 

DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia e Antropologia© 2009

Desenvolvido por Webnode