Expedição Excelência visita o Parque Naquane, na Itália
A Expedição Excelência visitou também o Parque Naquane, o maior e mais monumental parque existente na região de Valle Camonica, na Itália. A atração abrange um extenso território com uma belíssima vegetação nativa.
Situado na parte alta do vale (cerca de 500 metros de altitude) sua estrutura é bem montada e conservada: sinalizações, passarelas, isolamentos de rochas com figuras gravadas, bancos de apoio ao visitante, placas e setas indicativas estão bem organizados. No entanto, todo esse ambiente destoa das torres de energia de alta tensão instaladas dentro do parque e que, muitas vezes, podem ser encontradas nas imediações das rochas gravadas.
Os desenhos revelam cenas do universo simbólico e cotidiano de sociedades humanas que se desenvolveram na região por milhares de anos, embora a maioria delas seja atribuída à Idade do Ferro. São figuras humanas e de animais, imagens geométricas e de artefatos diversos, em múltiplas combinações. Merecem destaque as sequencias de figuras humanas, as centenas de cervos com enormes galhadas (há, inclusive, alguns cervos cavalgados por humanos) e também o grande número de casas em palafitas.
O parque conta com centenas de rochas e lajedos gravados com figuras rupestres. O esplendor desta arte mereceu a atribuição de Patrimônio da Humanidade instituído pela UNESCO em 1979.
Saiba mais sobre o Parque Naquane em sua página oficial https://www.archeocamuni.it/naquane_parco_nazionale.html
Visite também o Álbum no Facebook clicando aqui.
DOCUMENTO Patrimônio Cultural - Arqueologia Antropologia
atendimento@documentocultural.net
Skype: doc.atendimento
(11)98257-3388
(11)99975-5406
(11)97347-6678
Desenvolvido por Webnode